top of page
Buscar
Dicas ThermoSub

Saiba os fatores que devem ser considerados para decidir a temperatura da sua piscina



Você sabia que sentimos a mesma temperatura de formas diferentes na água e no ar? Uma temperatura do ar a 27°C pode ser considerada relativamente quente. Já a água também em 27°C, nos parece fresca ou as vezes até fria.

Mas e aí? Como saber qual temperatura configurar em seu aquecedor para aproveitar ao máximo sua piscina?


Fatores como a idade de quem irá frequentar a piscina, bem como o tipo de atividade que será praticada são os que ditarão a temperatura recomendada.


E vai além disso! Determinar a temperatura ideal para sua piscina é uma tarefa muito mais importante do que muitas pessoas imaginam. É importante saber que algumas temperaturas podem ser perigosas para certos grupos de pessoas, outras podem deixar sua piscina vulnerável à contaminantes.


Não se preocupe! Abaixo você pode encontrar detalhes sobre fatores devem ser levados em consideração para lhe ajudar a tomar essa decisão. E ao fim desse texto, preparamos uma tabela que resume as temperaturas de acordo com cada atividade/grupo para facilitar a sua consulta.



...e caso tenha ficado a dúvida: se o ar e a água têm a mesma temperatura, o que explica a diferença que percebemos?

É uma questão de transferência de calor. A quantidade e a velocidade com que o calor se transfere influencia a sensação de calor ou frio que sentimos. No caso entre água e ar, a água é o melhor condutor dos dois, sendo assim o calor escapa do seu corpo com muito mais facilidade do que se você estivesse ao lado da piscina ao ar de 27°C. Porque a água tira mais calor do seu corpo e, mais rápido, fica parecendo mais fria.





Ok, agora vamos para o que interessa!

Então, qual a temperatura perfeita para sua piscina?

Como já mencionamos, não há apenas uma resposta para essa pergunta. A temperatura recomendada vai depender de quem usa a piscina e para qual propósito.

Em geral, as temperaturas mais comuns para piscinas residenciais utilizadas para lazer é entre 26°C e 28°C.


Mantenha os nadadores confortáveis


Buscar uma temperatura onde os frequentadores da piscina estejam seguros e confortáveis é o grande objetivo.


Configure a temperatura do seu termostato para entre 27°C e 29°C para garantir que a maioria dos frequentadores da piscina estará confortável. Talvez um pouco mais fresco se você está em uma área com verões muito quentes ou um pouco, mas quente caso você viva em áreas mais amenas.


Temperatura se a utilização for com o objetivo de Saúde e Exercícios


Para nadar ou realizar ginastica aeróbica, a temperatura recomendada é a mesma relatada acima, entre 26°C e 28°C.


Agora, vamos para alguns cenários que fogem desse padrão:


Crianças e Aulas de Natação


É improvável que uma piscina residencial seja utilizada para fornecer aulas de natação, mas caso você esteja ensinando uma criança a nadar, considere elevar a temperatura da água a pelo menos 29°C.

Essa temperatura visa manter o corpo das crianças confortável no novo ambiente, mantem os músculos aquecidos e relaxados e ajuda a prevenir dificuldades respiratórias que podem surgir em águas com temperaturas muito baixas.


Importante! Ensinar uma criança a nadar não é garantia de que ela não irá se afogar. Caso você tenha crianças na piscina ou em áreas próximas a mesma, garante que haja supervisão a todo o momento. Considere também tomar medidas preventivas como grades ou até mesmo investir em alarmes de piscina para uma segurança adicional.


Saúde e segurança para idosos


À medida que envelhecemos, nossos corpos se tornam menos tolerantes a mudanças drásticas de temperatura e mais vulneráveis tanto ao calor quanto ao frio. Uma temperatura de piscina muito elevada ou muito baixa pode ser não apenas desconfortável, mas também prejudicial à saúde de pessoas mais idosas.


Se há algum idoso dentre as pessoas que utilizarão a piscina da sua residência, considere elevar a temperatura para pelo menos 30°C ou 31°C.


Pessoas com artrite


Exercícios aquáticos podem ser benéficos para casos de pessoas com artrite. Tendo essa pessoa uma idade mais avançada ou não, a temperatura mais confortável para exercícios de alguém com artrite é em torno de 29°C e 31°C.

Se a pessoa em questão possuir mobilidade limitada por conta da artrite, temperaturas mais altas serão ainda melhores, recomenda-se entre 30°C e 32°C.



Fique atento(a) à essas dicas para garantir a sua segurança e das pessoas que frequentarão a sua piscina!


Atenção Gestantes!

Atividades físicas na água são ótimas, mas na gestação é recomendado conversar com seu médico obstetra e buscar orientações para garantir a sua saúde e do seu bebê.

Gestantes na piscina precisam desse cuidado especial por estarem mais suscetíveis às oscilações de temperatura e também às mudanças no próprio corpo.


É importante saber que, ficar imersa em águas que superem 38,5°C pode provocar danos ao feto durante os primeiros três meses de gravidez como danos cerebrais e deformidades físicas.


Você já ouviu falar em Hipertermia?


A hipertermia pode ocorrer quando temperatura do corpo humano ultrapassa sua temperatura normal (aproximadamente 36,5°C) e pode ser causada por algum agente externo, como a exposição por longo tempo em águas muito quentes.

Evitem ficar em temperaturas muito elevadas por longos períodos e fiquem atentos para sintomas como enjoo, desmaio, letargia e sonolência.


Benefícios de Temperatura Controlada


Você sabia que além de proteger os nadadores, manter a temperatura da sua piscina na faixa certa pode também proteger a piscina?


Controle de bactérias e algas


Para manter contaminantes e algas sob controle, deve se fazer uso de produtos como cloro ou equivalentes e realizar limpezas frequentes na piscina. Mas, é importante saber também que ao deixar a temperatura da água muito elevada por longos períodos, pode resultar na elevação da proliferação de algas e bactérias. Nesses casos, uma aplicação mais constante dos químicos para controle da qualidade da água será necessária.

A marca de 29°C é a que devemos ficar atentos. Deixar sua piscina por longos periodos nessa temperatura pode facilitar a proliferação de algas e bactérias. Manter a piscina abaixo dessa temperatura não eliminará as algas e bactérias, mas dificultará o crescimento exponencial e evitará que isso se torne um problema.



Em Resumo


A regra é levar em consideração a segurança e o conforto de quem vai utilizar a piscina. Sendo assim, as temperaturas recomendadas de acordo com a utilização da piscina são:

Tipo de atividade

Temperatura Recomendada

Piscinas de competição*

25°C a 28°C

Piscinas de uso recreativo*

27°C a 29°C

Natação para crianças*

​29°C a 32°C

Natação para bebês e piscinas de hidroterapia*

30°C a 34°C

Pessoas com artrite

29°C a 32°C

​Idosos

pelo menos 30°C ou 31°C

Piscinas de fisioterapia

34°C

​Spas*

​36 a 38ºC**

*Temperatura indicada pela norma NBR/10339 da ABNT, cujo texto indica as temperaturas ideais recomendadas pelo órgão.

** Recomenda-se acompanhamento médico para temperaturas acima de 38ºC.




Kommentare


bottom of page